segunda-feira, 31 de março de 2014

Instinto Gregário

A palavra gregário vem do vocábulo latino “grex”, que significa rebanho. Instinto gregário é aquele que faz as pessoas se sentirem compelidas a estarem umas com as outras, formando grupos de influências mútuas, onde há uma liderança à qual todas seguem ou obedecem.

No mundo animal, são muitos os bichos que apresentam este instinto, de forma bastante perceptível: algumas espécies de aves; ovelhas e carneiros; cavalos selvagens; javalis e até mesmo grandes mamíferos como os elefantes; animais fracos ou fortes, capazes ou não de se defenderem sozinhos de seus naturais predadores. É provável que o instinto gregário se desenvolveu, nos animais, como uma decorrência do instinto de conservação da espécie. Juntos, estes poderiam se proteger melhor dos ataques inimigos, assegurando-se uns aos outros: alertando da presença; dispersando e confundindo o inimigo.

Nos seres humanos, também, está presente o instinto gregário, que pode se manifestar de inúmeras formas: na formação de grupos, desde os menores até aqueles que reúnem milhares, milhões de pessoas, em torno de um interesse comum; na obediência às leis; na adoção de costumes, que os tornam aceitos e bem-quistos, no meio social; na submissão hierárquica das diversas instituições e, de maneira especial, no seio da instituição família.

O instinto gregário se manifesta, ainda, na necessidade das pessoas de se verem parecidas ou identificadas - umas com as outras, em suas formas de ser, de pensar e de agir.

Do lado contrário do instinto gregário está o desejo, a necessidade, também profunda, de liberdade e de originalidade. As identificações e semelhanças proporcionam sensação de segurança. As diferenciações, por sua vez, desafiam a busca do novo, fomentam o progresso e o desenvolvimento, rompem os limites do desconhecido, ampliando os horizontes das possibilidades humanas, em todos os sentidos e direções. Gregarismo e liberdade são tendências opostas, que incitam ao controle de uma através da outra. Encontramo-nos entre essas duas tendências. Precisamos estabelecer uma maneira equilibrada de projetar atitudes que manifestem tanto nosso ser pessoal como nosso ser total.

Por José Morelli


10 comentários:

  1. Interessante... Obrigada pela explanação!

    ResponderExcluir
  2. Que interessante! Quanto mais conheço mais sei que preciso conhecer... Leio 5 Livros por mês. Nunca tinha me deparado com essa expressão... Até que num Livro que Estou lendo encontrei a expressão: "instinto Gregário"... e ao pesquisar me deparo com essa magnífica explicação! Muitíssimo Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por acaso esse livro é A Genealogia da Moral?

      Excluir
    2. Eu li este termo no livro de C. S. LEWIS (Cristianismo puro e simples)

      Excluir
    3. Eu tambem li esse termo nesse livro

      Excluir
    4. Também vim por causa de C. S. Lewis ;)

      Excluir