domingo, 29 de janeiro de 2012

Maturidade

O fruto nasce pequenino e, pouco a pouco, vai crescendo, atingindo o seu ponto de excelência, em tamanho e qualidade. Amadurecido, ele se encontra pronto para ser comido e apreciado em seu sabor, podendo servir ao desenvolvimento e manutenção da vida de homens e de animais. Quanto às suas sementes, estas poderão dar origem a novas plantas e novos frutos, completando-se, assim, o seu objetivo ou papel a cumprir, no contexto da natureza considerada em seu todo.

Frutos, animais e pessoas humanas amadurecem. O corpo físico dos seres humanos obedece a um processo de crescimento gradativo, que exige tempo e cuidados especiais, para que possa atingir seu estágio de plena maturidade. Além da maturidade física, os seres humanos necessitam de se desenvolver em outras capacidades, que fazem parte de sua natureza completa: maturidade mental/emocional; maturidade sócio-cultural/artístico-espiritual.

Olhando o mundo e as pessoas, é possível perceber semelhanças e diferenças. A natureza não é uniformizada, muito pelo contrário, apresentando uma variedade incrível de formas, que a tornam surpreendentemente bela e rica. Por sua maneira de ser, a natureza serve de exemplo e ensina. Maturidade é saber conviver com o igual, com o parecido e com o diferente. Trata-se de um difícil desafio, sem dúvida alguma. Um verdadeiro teste de força interior, de amplitude de entendimento da realidade, de capacidade de assimilação e de adaptação/encaixe. O autoritarismo tenta igualar, massificar, elegendo meios que não respeitam a integridade física e moral de muitos, principalmente, dos mais desprovidos de oportunidades. As leis reproduzem visões, valores, interesses gerais e corporativos. Muitas vezes, os caminhos tidos como mais fáceis de serem percorridos não são os melhores. "Quem tem pressa, come cru", diz o ditado popular. O imediatismo dispensa esforços que não poderiam nem deveriam ficar fora do processo de solução dos problemas. O crescimento desmedido da violência não deixa de ser o resultado de uma imaturidade dos indivíduos e da sociedade. Esta se encontra enredada. Uma como que rede envolve a todos, da qual não conseguem se desvencilhar. Meios para se chegar a lugares melhores existem. Combater a violência só com outra violência é um contracenso. Uma sociedade desenvolvida não pode deixar de se utilizar de meios construtivos, que ajudem na edificação de personalidades mais amadurecidas.

Por José Morelli