domingo, 5 de junho de 2011

“Nossa Casa”

Em sentido próprio, nossa casa, sem aspas portanto, é aquela em que moramos, acompanhados ou desacompanhados de parentes ou de outras pessoas. “Nossa casa”, voltando a usar aspas, pode também ser o nosso corpo, lugar onde mora nossa vida pessoal, individual e intransferível. “Nossa Casa” pode ser ainda o mundo, no qual vivemos e onde moram todas as vidas humanas e não-humanas, existentes neste nosso momento presente.

Três instâncias de um mesmo existir. Somos em nós mesmos, somos no que nos é mais próximo e somos no que influímos e somos influídos: o mundo em sua totalidade. Somos parte da vida do mundo, assim como o oxigênio que respiramos, o solo de que necessitamos para nos locomover e do qual tiramos suas incríveis produções, as águas dos rios, dos mares e dos oceanos.

Somos o que pensamos. De acordo com as idéias, construídas em nossas mentes, escolhemos os caminhos a seguir. Os pensamentos individuais são a base para os pensamentos coletivos. As atitudes refletem o que cada um pensa. As palavras comunicam as idéias e ajudam para a formação de consensos, concordâncias. De acordo com as respectivas etimologias, essas duas palavras significam harmonias: a primeira de mentes e a segunda de corações.

As pessoas se conscientizam. Adquirir consciência é desvendar verdades, segredos escondidos, a respeito de si, do outro, do ambiente, do mundo, do universo. Interesses imediatistas funcionam como ruídos que atrapalham na conscientização. Quanto maior o número de contribuições nos momentos de se buscar consensos, melhores serão os resultados.

A história é tudo o que aconteceu e está acontecendo. A história pode ser comparada a um imenso novelo de lã que vai se enrolando, na medida em que o tempo passa. Para entender melhor o processo histórico, é preciso tomar nas mãos alguma das pontas desse novelo e ir puxando. Há um encadeamento nos fatos. Acontecimentos e idéias se sucedem. Avanços e retrocessos também. A Napoleão Bonaparte é atribuída a frase que diz: “Por onde passa uma idéia, anos mais tarde passarão os canhões”. As idéias têm força revolucionária. Elas são o principal agente das transformações. Os problemas estimulam a mente. Devidamente instigada, a mente vai em busca das soluções. Soluções compartilhadas formam consensos. Consensos confrontados entre si garantem qualidade para as decisões nas horas em que se deve escolher os caminhos a seguir. 

José Morelli